Postagens populares

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Guerra da Secessão (1861-1865)

           Os Estados Unidos, depois de tornar-se independente, fez com que abrisse novas fronteiras e tivesse melhores momentos na sua economia. Entretanto,  os Estados do Norte e do Sul não estavam entrando em consenso para os projetos de desenvolvimento no país. Enquanto um defendia a mão-de-obra escrava (sulistas), os outros apoiavam o trabalho livre e expansão de pequenas propriedades. Com isso, houve a criação dos partidos Republicano e Democrata.
      O Partido Republicano defendia as intenções da burguesia e indústrias do norte. O Partido Democrata defendia a autonomia dos Estados e os latifundiários do sul. A Guerra de Secessão foi considerada uma guerra "moderna" pelo fato de já haver fuzis e trincheiras, tornando-os obsoletos e fazendo com que o uso da força corporal fosse escassa.  Quando se findou conflito, que deixou cerca de 600 mil mortos, o projeto industrial e desenvolvimentista do norte inseriu-se com maior facilidade. Nos estados do sul, vários yankees se elegeram apoiados pelos ex-escravos. 
     Entretanto, a questão racial seria um problema mal resolvido, pois o povo  negro não foi completamente inserido na sociedade e tiveram sofrimento com os grupos racistas dos estados sulistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário